quarta-feira, 18 de julho de 2007

Manifesto


Ode à Francesinha
I
OH! FRANCESINHA DO MEU APETITE QUE TE PERDESTE, NESTAS LINDAS TERRAS, BANHADAS POR ESTAS LINDAS ÁGUAS DO ATLÂNTICO,
TODOS OS DIAS EM QUE ME LEVANTO, NESTAS TERRAS DE ZARCO, TENTO RECUPERAR O GOSTO RETIDO, NESTAS MINHAS PAPILAS GUSTATIVAS,
DEPOIS DA MINHA VINDA DA MUI NOBRE LEAL E INVICTA CIDADE DO PORTO, NO LONGÍNQUO DIA 12 DO MÊS DE JUNHO DE 2004.
II
OH! MOLHO PICANTE, QUENTE E SABOROSO, DERRETIDO NO MEIO DESSE TEU DORSO CINTILANTE, BANHADO POR ESSA CARNE TENRA, FATIADA COM SALAME E LINGUÍÇA E OUTRAS ESPECIARIAS QUE TAIS DO ORIENTE…
E ISTO, PARA NÃO FALAR, DAS TANTAS MANEIRAS QUE PODES SER APRECIADA, COMO SEJA, A EXEMPLO, COM O TAL OVO A CAVALO, EM TI MONTADO, MANEIRAS INFINITAS DE TE TER,
OH! MEUS DEUS SÓ DE PENSAR, O MEU ESTOMAGO E PENSAMENTO CONTRAI-SE EM MOVIMENTOS TAIS, QUE NÃO PODEREI JAMAIS CONTER…
III
ESTA BUSCA DAS FRANCESINHAS, NÃO TEM SIDO FÁCIL NESTA TERRA MARAVILHOSA, QUE DÁ PELO NOME DE MADEIRA E ONDE SE APRECIA MAIS A ESPADA E A ESPETADA E TAMBÉM O MILHO FRITO QUE SOMENTE RIMA COM BATATA FRITA, ELEMENTOS MENOS NOBRES DAS DITAS FRANCESINHAS.
DIZ-SE À BOCA CHEIA QUE A INFLUÊNCIA É MAIS DE INGLESAS, DO QUE DAS FRANCESAS.
SABESSE LÁ PORQUÊ? TALVEZ POR ESTAS GOSTAREM MAIS DE ESPETADA.
IV
MAS ALGO MUDOU, E NA PENTEADA TUDO SE TRANSFORMOU.
POR ARTE E ACASO, COM JURISTAS E OUTROS OFÍCIOS, AMIGOS E OUTROS COLEGAS DE PROFISSÃO, E COM GENTES NORTENHAS, DE MUITO BOM GOSTO E NOBRE ARTE DE VIVER, DE REPENTE, TODOS LOGO SE JUNTARAM, NESTA SEXTA-FEIRA DO DIA 06 DE JULHO DO ANO DE 2007, PARA ASSIM CONFRATERNIZAREM, COM OUTROS AMANTES, DESTAS BELAS FRANCESINHAS, POR CONSTAR QUE AQUI, SE PODERÍAM ENCONTRAR AS BELAS E DELICIOSAS FRANCESINHAS, QUE EM NADA FICARÍAM ATRÁS DAS GENUINAS, ESTANDO ESTAS NO PONTO, TANTO NO SABOR, COMO ASPECTO E PALADAR.
V
PARA REGALO DAS GENTES NORTENHAS E OUTROS GASTRONOMOS MADEIRENSES, QUE POR TERRAS DA INVICTA ANDARAM E BONS HÁBITOS ADQUIRIRAM E QUE DAS FRANCESINHAS, TINHAM SAUDADES,
DEPOIS DE TANTA ESPADA E MILHO FRITO,
SÓ RESTA AGRADECER A DEUS, ESTA BENÇÃO
QUE DEUS NOS DEU, NESTE DOCE PRINCIPADO, RECHEADO DE MADEIRENSES, TÃO BOAS, DOCES E BELAS,
TEREM REENCONTRADO NO PONTO, O SABOR DAS BOAS FRANCESINHAS, NÃO TENDO QUE REGRESSAR À INVICTA PARA DE PROPÓSITO AS ENCONTRAR.
VI
DEPOIS DESTE REENCONTRO, COM AS BOAS FRANCESINHAS E OS AMIGOS MADEIRENSES, SÓ NOS RESTA PENSAR E MARCAR O PRÓXIMO JANTAR E FORMAR A ASSOCIAÇÃO DOS AMANTES DAS BOAS E GENUINAS FRANCESINHAS, NADA QUERENDO DOS INGLESES, A NÃO SER ALGUM NÉCTAR DOS DEUSES QUE POR LÁ EXISTA E JÁ AGORA AS INGLESAS TAMBÉM.
PORQUE A ESPETADA, AQUI NA MADEIRA, ESTARÁ PARA DURAR, AINDA POR MUITOS SÉCULOS, COM OU SEM MILHO FRITO,
NO PONTO, NOS PODEMOS SEMPRE JUNTAR, PARA CONFRATERNIZAR E JÁ AGORA COM AS FRANCESAS E AS MADEIRENSES E OS BONS AMIGOS TAMBÉM..!

Da autoria do nosso amado e ínsigne Presidente, eleito democrática e directamente, à boa maneira ateniense.

Nota: O golpe de estado não é para aqui chamado!!!


15 comentários:

Ship's Agent disse...

Boas Compinchas francesistas...

Como sabem, no 1º jantar de inauguração não pude estar presente pois, trabalhar com navios não é facil ( devia ter ido para direito...1ª boca, yesssssss), porem vingo-me colocando o 1ª comentario no nosso blog, e lanço o desafio ...agora temos de colocar os lugares de peregrinação....para esta associação andar sempre e bem, que acham?


P.S. Não metem fotos das strippers???

Shinobi disse...

Caro companheiro,

Todos nós sentimos a tua falta no jantar de inauguração da associação, pois a tua amizade, alegria e boa disposição é fundamental para as tertúlias dos amantes de francesinhas.

O teu "post" inaugural está muito bem, concordo plenamente!

Quanto às fotos de "strippers", eu já disse que francesinha, neste contexto, não é uma moça de 18 anos vinda de França!!!

Qualquer foto de "stripper" terá de ser votada pelos membros e ser sujeita ao crivo do nosso "democrático" presidente, lol!

Ship's Agent disse...

Caríssimo shinobi

Lamentavelmente, não pensei em francesinhas como francesas de 18 anos, mas sim como algo com queijo a derreter, cheio de molho...tipo fantasia né? aqueles restaurantes onde se come no..prato...pois então!

Em relação às strippers, pois bem, "elas andem aí..." certo Barbosa?

Abraço & bebam erva cidreira on the rocks

Anónimo ( Dimas )

O Mayoral disse...

Caros Amigos:
Quero felicitá-los pelo excelente formato deste Blog que promete, muito molho picante e boas tertúlias.
Temos que pensar um dis ir á capital das ditas, o Norte,na Invicta, pois com certeza.
Aguardemos pelos low-cost.
Por hoje, me fico, porque isto de acumular várias funções, não é fácil de gerir, ainda por cima agora com tão distinta Presidência. Um grande Abraço,cheio de apetite e amizade.

Edgar disse...

Caros ilustres!

Venho por este meio saudar-vos, caros nobres imperialistas, não fossemos membros da "Real". Agora é que vão ser elas, claro está, as francesinhas, ai saudade!!!

Aquele molho picante estava divino, menos a conta claro está!
Por acaso não verifiquei se o senhor entregou o IVA da factura que nos emitíu!:)
Brincadeira!!
Um abraço a todos, e até breve!

Edgar disse...

Caros ilustres!

Cara realeza, venho por este meio saudar-vos e desejar que esta nossa congregação se perpétue por muitos anos, e que seja motivo de muitos manjares!
Atenção, eu, como presidente do conselho fiscal, não aceito pagar avensas aos restantes membros!
Um abraço a todos e aguardo por nova concentração!

P.S.: As strippers estão constipadas, parece que foi do molho picante!:))

Edgar disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Edgar disse...

Caros ilutres!

Um abraço a todos os nobres imperialistas da Real Francesinha!
Aguardo por nova concentração!

Ship's Agent disse...

Saudações noctivagas Mayoral

É bom ler as sabias palavras do nosso HRM Presidente, que como curiosidade também tem um nome começado com a letra A, letra comum na comunidade presidencialista, visto haver exemplos variados tais como:-

Adolf ( Hitler)
Antonio(Salazar)
Augusto ( Pinochet)
(Fidel)Alejandro Castro
(Benito) Amilcare Andrea(Mussolini)(Saddam Hussein) Abd al-majid al- Tikriti...etc...
e claro o famoso Alberto ( Reinier) do Mónaco, ora bolas)....

Temos Presidente claramente com A e tudo, mas há que fazer jus ao lema:-

" EUUUU É QUE SOUÊ O PR...ESSSSSSIDENTE DA REDAAFRAM e FRANCESINHAS NO PRATO SEMPRE..."

Abraço enormissimo

Dimas

Shinobi disse...

Caro e Ilustre Sr. Presidente "o mayoral",

É com enorme prazer que vejo que decidiu juntar-se aos seus humildes súbditos. Seja pois muito bem-vindo, Alteza.

Veja lá se em vez de andar em constante campanha eleitoral, nomeie este pobre discípulo para o cargo de "Real Guardador das Vindouras Garrafas de Vinho"!

Shinobi disse...

Caro Presidente do Concelho Fiscal Dr. Edgar,

Excelência:

Já começa com as costumeiras afirmações próprias do controlo despótico exercido pelas finanças!

Desde já adianto que a minha avença é paga em quartos de litro de vinho do Porto da Cruz, portanto desenrasque-se!!!

As "strippers" ficaram constipadas, porque foram obrigadas a se despirem na rua!!! Não metam as francesinhas nisto!

PS: Já agora, caro Dr. Edgar, faça o favor de aceitar o convite para aderir ao blogue e em consequência começar a "postar", em vez de vir para aqui lavar roupa suja,grrrr....

Caro amigo Ship's agent,

Faço minhas as suas palavras. Com est e presidente, isto é uma democracia só de nome! Basta dizer que praticamente fui coagido a sair da cabeceira da mesa no jantar, e para nem um mísero cargo ainda me nomearam!!!

Grande abraço a todos!!!

Ship's Agent disse...

Carissimos,

Sábias palavras tendes Vós...dignissimos compinchas.

A atesão, perdão aDESÃO do famosérrimo Edgar eleva a nossa associação a um patamar mais elevado, pois agora sabemos e bem como tratar das nossas finanças, pagar a conta das francesinhas via off-shores,etc.... pois quando formalizarmos quiçá um dia a REDAAFRAM no notário do Barbosa ( às tantas em terras de Gaula não há internet...humpf desaparecido a certamente no meio dos vales da famossisima horta das couves » leisure_party @ Gaula » weekend in -meio-das-couves sponsered by Ganita on the rocks by Barbosa Org. with » botas d'agua pretas de verniz se possivel 4 ever) iremos precisar de alguem que nos oriente acerca das questões financeiras, de uma forma que esta associação sem fins lucrativos tenha sempre no final de cada ano um saldo positivo, suficiente para ajudar o orfanato das brasileiras de 18-30 anos radicadas em Portugal que saibam sambar muito bem, bundinhamente falando...

In nomine Solemnissimae ad semper Potentíssimae REDAAFRAM salve dignissimo Rex Mayoral.

Submito a aprovação ao quadro de ilustres a seguinte moção, com a finalidade de ser sempre proclamada pelo nosso "Rex" Mayoral, sempre que houver refeição de francesinhas á vista:-

" REDAAFRAM MOBILIZATUS DOCUMENTUM "

In nomine Solemnissimae ad semper Potentíssimae REDAAFRAM mobilizatus est ad horae______ diae______ post Kalendas_____ in________.

Madeira, ___ diaes post Kalendas _________ anno Christu MMI

Rex Mayoral

O que acham?

Carissimo Shinobi, concordo em pleno com a distinta nomeação de "Real Guardador das Vindouras Garrafas de Vinho"! proposta, porem terá apenas a minha aprovação se jurar muy nobremente defender o seu cargo como esta lenda japonesa de Hariko Inu:-

http://www.nippobrasil.com.br/2.semanal.lendas/338.shtml

falando de cargos, ja que temos 3 atribuidos- Presidente/Rei, Director Fianaceiro e Guardião Vitivinicola, o que se pode ararnjar aqui para o Ship's Agent?

Capitão-Mor da REDAAFRAM ???

Abraço a tutti

Dimas

Shinobi disse...

E proponho que o nosso venerando Ship's Agent seja nomeado o Relações Púbicas, perdão, Relações Públicas da Associação!!!

Ship's Agent disse...

Boas grandisoso Guardião Templário Vitivinícola, guardião do néctar dos destimidos guerreiros,mercenários e corajosos combantentes da Frente de libertação da Francesinha Pefeita, refém da mediocridade das mãos imperfeitas de cozinheiros que apelam aos 4 ventos e 7 mares fazer francesinhas perfeitas....

Obrigado pela Sua nomeação, porém é condição sinequaDANONE que todos os demais ilustres aprovem-na, especialmente o destimido BARÃO-DAS-COUVES aka BARBOSA....

Abraço e oxalá que os outros "mudos" do blog se manifestem logo que possam, pois como se sabe a internet não existe em Terras Gaul(esas)...

Dimas

Ship's Agent disse...

Boa noite ilustre painel de blogueiros,

Somente para dizer que é 0:46, dia 21 de Julho 2007, e que a internet ainda não chegou a Terras Gaule(a)sas governadas pelo ilustrissimo BARÃO-DAS-COUVES....

Hummmm merece sanção disciplinar...pois sim, no minimo preparar uma muy digna refeição de francesinhas para os demais confrates.

Saudações noctivagas

Dimas