.jpg)
Ode à Francesinha
I
OH! FRANCESINHA DO MEU APETITE QUE TE PERDESTE, NESTAS LINDAS TERRAS, BANHADAS POR ESTAS LINDAS ÁGUAS DO ATLÂNTICO,
TODOS OS DIAS EM QUE ME LEVANTO, NESTAS TERRAS DE ZARCO, TENTO RECUPERAR O GOSTO RETIDO, NESTAS MINHAS PAPILAS GUSTATIVAS,
DEPOIS DA MINHA VINDA DA MUI NOBRE LEAL E INVICTA CIDADE DO PORTO, NO LONGÍNQUO DIA 12 DO MÊS DE JUNHO DE 2004.
II
OH! MOLHO PICANTE, QUENTE E SABOROSO, DERRETIDO NO MEIO DESSE TEU DORSO CINTILANTE, BANHADO POR ESSA CARNE TENRA, FATIADA COM SALAME E LINGUÍÇA E OUTRAS ESPECIARIAS QUE TAIS DO ORIENTE…
E ISTO, PARA NÃO FALAR, DAS TANTAS MANEIRAS QUE PODES SER APRECIADA, COMO SEJA, A EXEMPLO, COM O TAL OVO A CAVALO, EM TI MONTADO, MANEIRAS INFINITAS DE TE TER,
OH! MEUS DEUS SÓ DE PENSAR, O MEU ESTOMAGO E PENSAMENTO CONTRAI-SE EM MOVIMENTOS TAIS, QUE NÃO PODEREI JAMAIS CONTER…
III
ESTA BUSCA DAS FRANCESINHAS, NÃO TEM SIDO FÁCIL NESTA TERRA MARAVILHOSA, QUE DÁ PELO NOME DE MADEIRA E ONDE SE APRECIA MAIS A ESPADA E A ESPETADA E TAMBÉM O MILHO FRITO QUE SOMENTE RIMA COM BATATA FRITA, ELEMENTOS MENOS NOBRES DAS DITAS FRANCESINHAS.
DIZ-SE À BOCA CHEIA QUE A INFLUÊNCIA É MAIS DE INGLESAS, DO QUE DAS FRANCESAS.
SABESSE LÁ PORQUÊ? TALVEZ POR ESTAS GOSTAREM MAIS DE ESPETADA.
IV
MAS ALGO MUDOU, E NA PENTEADA TUDO SE TRANSFORMOU.
POR ARTE E ACASO, COM JURISTAS E OUTROS OFÍCIOS, AMIGOS E OUTROS COLEGAS DE PROFISSÃO, E COM GENTES NORTENHAS, DE MUITO BOM GOSTO E NOBRE ARTE DE VIVER, DE REPENTE, TODOS LOGO SE JUNTARAM, NESTA SEXTA-FEIRA DO DIA 06 DE JULHO DO ANO DE 2007, PARA ASSIM CONFRATERNIZAREM, COM OUTROS AMANTES, DESTAS BELAS FRANCESINHAS, POR CONSTAR QUE AQUI, SE PODERÍAM ENCONTRAR AS BELAS E DELICIOSAS FRANCESINHAS, QUE EM NADA FICARÍAM ATRÁS DAS GENUINAS, ESTANDO ESTAS NO PONTO, TANTO NO SABOR, COMO ASPECTO E PALADAR.
V
PARA REGALO DAS GENTES NORTENHAS E OUTROS GASTRONOMOS MADEIRENSES, QUE POR TERRAS DA INVICTA ANDARAM E BONS HÁBITOS ADQUIRIRAM E QUE DAS FRANCESINHAS, TINHAM SAUDADES,
DEPOIS DE TANTA ESPADA E MILHO FRITO,
SÓ RESTA AGRADECER A DEUS, ESTA BENÇÃO
QUE DEUS NOS DEU, NESTE DOCE PRINCIPADO, RECHEADO DE MADEIRENSES, TÃO BOAS, DOCES E BELAS,
TEREM REENCONTRADO NO PONTO, O SABOR DAS BOAS FRANCESINHAS, NÃO TENDO QUE REGRESSAR À INVICTA PARA DE PROPÓSITO AS ENCONTRAR.
VI
DEPOIS DESTE REENCONTRO, COM AS BOAS FRANCESINHAS E OS AMIGOS MADEIRENSES, SÓ NOS RESTA PENSAR E MARCAR O PRÓXIMO JANTAR E FORMAR A ASSOCIAÇÃO DOS AMANTES DAS BOAS E GENUINAS FRANCESINHAS, NADA QUERENDO DOS INGLESES, A NÃO SER ALGUM NÉCTAR DOS DEUSES QUE POR LÁ EXISTA E JÁ AGORA AS INGLESAS TAMBÉM.
PORQUE A ESPETADA, AQUI NA MADEIRA, ESTARÁ PARA DURAR, AINDA POR MUITOS SÉCULOS, COM OU SEM MILHO FRITO,
NO PONTO, NOS PODEMOS SEMPRE JUNTAR, PARA CONFRATERNIZAR E JÁ AGORA COM AS FRANCESAS E AS MADEIRENSES E OS BONS AMIGOS TAMBÉM..!
Da autoria do nosso amado e ínsigne Presidente, eleito democrática e directamente, à boa maneira ateniense.
Nota: O golpe de estado não é para aqui chamado!!!